EARTHLINGS


Mais uma colaboração do meu amigo Franco Cavaliere que, todos os dias, me manda e-mails interessantíssimos e me ajuda a me manter sintonizado com tudo o que acontece poraí.
Desta vez ele me mandou um link para um documentário fantástico, que todo mundo tem a obrigação de assistir.
Trata-se de "EARTHLINGS" (Terráqueos, em português), produzido em 2005 nos EUA, escrito e dirigido por Shaun Monson, co-produzido pela atriz e musicista Persia White, com uma trilha sonora belíssima assinada por Moby e narrado pelo ator Joaquin Phoenix.
Phoenix, conhecido mundialmente por filmes como "The Gladiator" e "Walk The Line", é ativista dos direitos animais, vegano e membro do PETA.
"EARTHLINGS" é um filme-documentário sobre a absoluta dependência da humanidade em relação aos animais (para estimação, alimentação, vestuário, diversão e desenvolvimento científico), mas também ilustra nosso completo desrespeito para com os assim chamados "provedores não-humanos". O filme faz um brilhante exercício de comparação do especismo da espécie humana com outras relações de dominação, como o racismo e o sexismo além de um estudo detalhado das lojas de animais, das fábricas de filhotes e dos abrigos para animais, assim como das fazendas industriais, do comércio de peles e de couro, das indústrias da diversão e esportes, e finalmente, do uso médico e científico.
"EARTHLINGS" usa câmeras escondidas para detalhar as práticas diárias de algumas das maiores indústrias do mundo, todas visando o lucro com os animais.
O documentário levou cinco anos para ser produzido e, o que começou como uma série de uma campanha de conscientização pública sobre castração de animais de estimação, se tornou um longa-metragem que buscou tratar de cada tema principal relacionado com os animais.
Shaun Monson começou as filmagens para as campanhas de conscientização na Califórnia, no Estados Unidos. Assim que as filmagens terminaram, Monson passou a se interessar por outras áreas correlatas, como alimentação e pesquisa científica. Nesse meio tempo, ele acumulou uma pequena biblioteca, colhida em várias organizações, e começou a escrever um roteiro.
Você pode assistir o filme com legenda em português no endereço http://veg-tv.info/Earthlings. No mesmo lugar você vai encontrar opção para download.
Se preferir, pode ver o filme direto no YouTube, em 3 partes: Parte 1, Parte 2 e Parte 3.

Divulgue para seus amigos. Você pode fazer alguma coisa. Faça agora!

Comentários

Postagens mais visitadas