Zeitgeist


Zeitgeist (pronúncia: tzait.gaisst) é um termo alemão que significa Espírito de Época ou Espírito do Tempo, referindo-se ao avanço intelectual e cultural do mundo, numa certa época ou as características genéricas de um determinado período de tempo.
Zeitgeist, O Filme foi produzido em 2007 por Peter Joseph (pseudônimo de James Coyman) e apresenta uma série de teorias de conspiração relacionadas ao Cristianismo, os ataques de 11 de setembro e a Reserva Federal dos Estados Unidos da América.



O filme foi lançado pela internet através da Google Vídeo e tornou-se o vídeo mais visto de todos os tempos na rede. Em 5 meses foram mais de 8 milhões de acessos. Em novembro de 2007 ganhou uma versão remasterizada que foi apresentada em 10 de novembro de 2007 no 4th Annual Artivist Film Festival & Artivist Awards.



Tão polêmico quanto bem realizado, Zeitgeist propõe (ou nos obriga) a uma reflexão sobre o papel das religiões, do terror e do dinheiro em nossas vidas.
A primeira parte do filme fala sobre a maior encenação da história da humanidade: A existência de um Cristo e as religiões em si. Peter Joseph defende que Jesus é um mix de crenças ramificadas a partir de uma lenda criada por uma civilização bastante anterior ao "ano 0" e que, desde então, foi adaptada e remodelada de acordo com a época e as necessidades de controle social dos mais diversos povos.
A segunda parte mostra a força do terror neste milênio, a partir de seu ponto mais alto até o momento, os ataques de 11 de setembro ao World Trade Center. Peter Joseph defende que governo dos Estados Unidos tinha conhecimento destes ataques e que a queda do World Trade Center foi uma demolição controlada, como parte de uma estratégia politica/marketeira.
A terceira e última parte de Zeitgeist fala dos sistemas bancários, com especial destaque para os Estados Unidos, como uma conspiração bem montada que envolve a Reserva Federal, a família Rockefeller, as duas Guerras Mundiais, o Iraque, o Vietan e até a Venezuela (que ele diz que será invadida em breve por causa do petróleo). Peter Joseph acredita que há uma conspiração de banqueiros com o objetivo de controlar toda a raça humana, criando um só governo e uma só moeda.



Você pode não acreditar em nada do que Peter Joseph diz em Zeitgeist, mas você não pode deixar de ver o filme, assim como você não precisa acreditar na existência de Superman ou do Drácula para ir ao cinema.
Mas vale lembrar que Laranja Mecânica, 1984 e Admirável Mundo Novo eram obras totalmente fictícias... Talvez daqui a alguns anos a gente volte a ver Zeitgeist com outros olhos. Se ainda tivermos olhos.

Joseph também é o criador do também polêmico reality show www.cultureindecline.com



Você pode ver o filme Zeitgeist pelo YouTube.







Comentários

Postagens mais visitadas