O Universo Metagrafico de 9li


Dos desenhos em muros de um bairro industrial de Porto Alegre a sua primeira exposição individual nos Estados Unidos (Anno Domini Gallery, California, 2007), o designer gráfico e artista plástico Bruno Novelli (ou simplesmente 9li), desenhou uma trajetória de sucesso crescente.


Novelli se define como metagrafista, conceito criado por ele e pelo também artista plástico Emerson Pingarilho e que define não só o conjunto de obras de ambos mas também suas ideias e uma postura muito particular em relação ao mundo da arte.


O Metagrafismo é uma intersecção entre o universo metafísico e o gráfico, de onde nasce uma mitologia própria. Nas palavras de Novelli: “Penso em meu trabalho como a incorporação de diversas experiências transmutadas em imagens de diferentes dimensões. O imaginário que crio está em constante renovação, porque viso a renovação… Incorporo o imaginário selvagem e primitivo e o contrasto com a percepção urbana-metropolitana com intuito de criar novas dimensões para minhas cosmovisões.”


Tudo isso fica muito claro quando estamos diante de uma de suas obras. A surpreendente fauna e flora, bem como as paisagens, remetem a um mundo mitológico e selvagem, que mescla infinitas referências reais e fictícias, do passado e do futuro e dos muitos interesses de estudo do artista.


Além de 3 exposições nos Estados Unidos, Novelli já expôs também na Espanha, Itália, Dinamarca, Colômbia e nas principais galerias brasileiras. Participou também de coletivas no México, Argentina, Inglaterra, Japão e França.






Comentários

  1. Não comento tecnicamente por não ter conhecimentos para tal, mas as imagens me agradaram muito.

    Desejo-lhe uma boa semana e agradeço o seu esclarecedor e interessantissimo comentário no meu espaço.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado São. Não é necessário conhecimento técnico para apreciar uma obra de arte, assim como não precisamos entender de biologia ou estudar música para apreciar uma flor o canto dos pássaros. Fico muito agradecido por sua visita ao meu humilde blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas