BIG EYES by Tim Burton - Traços Urbanos

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

BIG EYES by Tim Burton


Tim Burton divulgou no começo deste mês as primeiras imagens de seu novo filme Big Eyes, inspirado na história do casal de artistas Margaret e Walter Keane.



Trata-se de um drama cômico sobre uma história bem ao estilo burtoniano: O casal de pintores talentosos e famosos entre as décadas de 50 e 60 por suas pinturas em estilo kitsch e também pelo fato de pintarem e exporem sempre juntos. Eram a família que fazia arte unida.


O estilo kitsch do casal Keane conquistou galeristas, críticos e celebridades como Joan Crawford e Natalie Wood. Mas o casamento que durou 9 anos (1955 a 1964) produziu uma briga que se arrastou por décadas.
Após o divórcio, Margaret acusou Walter de mantê-la presa em um quarto, obrigada a pintar quadros que ele assinava. E talvez seja esse o enfoque do filme que Burton está preparando, tendo Christoph Waltz e Amy Adams interpretando o polêmico casal.


As famosas crianças e mulheres de grandes olhos e sombrias, posteriormente copiadas por muitos artistas, acabaram sendo atribuídas à Margaret. Elas inspiraram inclusive a série de animação As Garotas Super Poderosas. Burton é fã confesso da pintora e encomendou a ela um retrato de sua filha.
Big Eyes tem roteiro de Scott Alexander e Larry Karaszewski e tem estreia prevista para o Natal de 2014 nos EUA.


Repostagem atualizada de texto publicado na fan page da Traços Urbanos no Facebook em abril de 2013.

Fotos de divulgação do filme e obras de obras de Margaret e Walter Keane obtidas em diversos blogs de arte.






Nenhum comentário:

@marcoantonioandre