BIG EYES by Tim Burton


Tim Burton divulgou no começo deste mês as primeiras imagens de seu novo filme Big Eyes, inspirado na história do casal de artistas Margaret e Walter Keane.



Trata-se de um drama cômico sobre uma história bem ao estilo burtoniano: O casal de pintores talentosos e famosos entre as décadas de 50 e 60 por suas pinturas em estilo kitsch e também pelo fato de pintarem e exporem sempre juntos. Eram a família que fazia arte unida.


O estilo kitsch do casal Keane conquistou galeristas, críticos e celebridades como Joan Crawford e Natalie Wood. Mas o casamento que durou 9 anos (1955 a 1964) produziu uma briga que se arrastou por décadas.
Após o divórcio, Margaret acusou Walter de mantê-la presa em um quarto, obrigada a pintar quadros que ele assinava. E talvez seja esse o enfoque do filme que Burton está preparando, tendo Christoph Waltz e Amy Adams interpretando o polêmico casal.


As famosas crianças e mulheres de grandes olhos e sombrias, posteriormente copiadas por muitos artistas, acabaram sendo atribuídas à Margaret. Elas inspiraram inclusive a série de animação As Garotas Super Poderosas. Burton é fã confesso da pintora e encomendou a ela um retrato de sua filha.
Big Eyes tem roteiro de Scott Alexander e Larry Karaszewski e tem estreia prevista para o Natal de 2014 nos EUA.


Repostagem atualizada de texto publicado na fan page da Traços Urbanos no Facebook em abril de 2013.

Fotos de divulgação do filme e obras de obras de Margaret e Walter Keane obtidas em diversos blogs de arte.






Comentários

Postagens mais visitadas