Gnossiennes
A dança é uma das mais belas e completas formas de arte e reúne em si todas as formas de expressão artística - a música, o teatro, as artes plásticas, a literatura, a poesia…
Em 2013 a Garage Magazine, publicação especializada em artes e projetos artísticos, convidou o bailarino ucraniano Sergei Polunin e a bailarina russa Kristina Shapran para um duo improvisado sobre Gnossiennes Nº 1, de Erik Satie.
Satie (1866-1925) foi um dos grandes compositores franceses dos séculos XIX e XX, tendo seu nome ligado à vanguarda parisiense e à origem do minimalismo, do teatro do absurdo e da música repetitiva que exerceu grande influência sobre a obra de Debussy e Ravel.
Gnossiennes é um termo criado por ele no final do século XIX para um série de composições que marcam um período de transição em sua obra entre o barroco francês e as experimentações harmônicas mais ousadas.
O nome Gnossiennes vem do interesse do compositor na época pela Gnose. As composições se caracterizam principalmente pela ausência de marcações de tempo, sugerindo liberdade na interpretação.
Comentários
Postar um comentário