13 MINUTOS PARA MATAR HITLER


Baseado em fatos reais ou pelo menos registrados assim, o filme “13 Minutos Para Matar Hitler” conta a biografia de Georg Elser, o autor do atentado em uma cervejaria de Munique, em 8 de novembro de 1939, colocando uma bomba atrás de um púlpito usado pelo füher.


Georg Elser era um homem comum, filho de agricultores, trabalhou como carpinteiro e posteriormente em uma fábrica de relógios. Ele era apaixonado por música, frequentava casas noturnas e gostava de manifestar seu posicionamento político. Foi ligado ao partido comunista até 1931 mas, por não concordar com as ideias de Hitler, tornou-se opositor ao partido em 1933.



Elser foi preso tentando atravessar ilegalmente a fronteira da Alemanha com a Suiça na noite de 8 de novembro de 1939, coincidentemente a mesma noite em que ocorreu a explosão de uma bomba em uma cervejaria em Munique, onde Hitler realizou um discurso. O füher escapou do atentado por ter deixado o local 13 minutos antes do previsto.


Sob tortura, Elser confessou o crime e o filme mostra as lembranças de prisioneiro torturado, entre elas: sua família no campo, o sofrimento durante a ascensão nazista e sua paixão por Elsa (uma mulher casada, brutalizada pelo marido, em uma analogia clara ao nazismo).



Dirigido por Oliver Hirschbiegel, “13 Minutos…” foi um dos destaques do Prêmio de Cinema Alemão, com 7 premiações, incluindo Melhor Ator e Melhor Ator Coadjuvante e vários prêmios de direção de arte. O ator Christian Friedel faz uma brilhante interpretação de Georg Elser. A fotografia, cenários e figurinos do filme também merecem destaque.


Elser foi morto em um campo de concentração em 1945, quando a derrota de Hitler já era certa. Mas fica uma dúvida. Teria sido mesmo Elser o autor do atentado? Ou será que a Gestapo, diante da necessidade de arrumar imediatamente um culpado, apenas se aproveitou a história daquele homem?



Ficha Técnica
Título: “13 Minutos Para Matar Hitler”
Título original: Elser: Er Hätte Die Welt Verändert
Direção: Oliver Hirschbiegel
Roteiro: Léonie-Claire Breinersdorfer e Fred Breinersdorfer
Elenco: Christian Friedel, Katharina Schüttler e Burghart Klaußner
Distribuição: Mares Filmes
País: Alemanha
Gênero: Drama
Ano: 2016


Comentários

Postagens mais visitadas