Cerâmica Contemporânea do Brasil e da Inglaterra
O arquiteto e designer americano Charles Jencks, que também é um importante teórico de arte, definiu a cerâmica como uma linguagem “ligada ao passado e movimentando-se para o futuro”.
A história da cerâmica acompanha a história da própria humanidade, se sobrepondo a tendências e mantendo-se presente em todas as civilizações e culturas. Como arte aponta para o futuro, abraçando as novas tecnologias, sem contudo perder sua essência e natureza.
Tudo isso pode ser confirmado na grandiosa exposição “Contemporary Ceramic Exhibition – Brazil and England”, que está no Centro Brasileiro Britânico em São Paulo até o dia 01 de abril.
Obras de 78 artistas brasileiros e 12 ingleses traçam um panorama abrangente da arte cerâmica nos dois países, permitindo uma avaliação global de como a cerâmica contemporânea venceu a classificação de “arte menor” e assume um papel protagonista na arte pós-moderna.
Organizada pela super atuante CCBRas essa exposição com curadoria do competente Fernando Zelman, reúne um surpreendente conjunto de obras mostrando uma grande diversidade de estilos e tecnicas, somadas à infinitas referências que ultrapassam fronteiras culturais e temporais, dando cor e principalmente forma ao imaginário de todos os artistas.
Entre os 90 artistas que integram essa exposição estão nomes importantes e o de artistas em ascenção dos dois países: Douglas Fitch, Phil Rogers, Peter Willis, Kenjiro Ikoma, Kimi Nii, Sara Carone, Anelise Bredow, Ruben Alekxander, Cecilia Menezes, Tácito Fernandes, Agueda Zabisky e Angelina Zambelli, entre muitos outros.
O Centro Brasileiro Britânico funciona de segunda à sexta-feira até às 18 hs. O endereço é Rua Ferreira de Araújo, 741 – Pinheiros, São Paulo.
Comentários
Postar um comentário