Yutaka Toyota e O Ritmo do Espaço
O pintor e escultor Yutaka Toyota ganha mais uma grande retrospectiva, a maior de seus quase 60 anos de carreira, desta vez no Museu de Arte Brasileira da FAAP, em São Paulo.
Batizada Toyota – O Ritmo do Espaço, essa mostra reúne um impressionante conjunto de obras em aço e alumínio, que exploram as formas, a luz, as cores e os reflexos.
Toyota foi um dos primeiros artistas a trabalhar o aço e também um dos primeiros a trabalhar a arte cinética no Brasil. Com obras espalhadas por espaços públicos e coleções particulares no Brasil e no Japão, seu nome está em peças gigantescas como a famosa escultura no átrio do Hotel Maksoud Plaza, no Centro Brasileiro Britânico, na Praça da Sé e na própria FAAP.
Nascido no Japão em 1931 e naturalizado brasileiro em 1968, Toyata começou sua carreira pintando telas. Quando chegou ao Brasil começou a explorar as possibilidades dos metais e em 1969 foi um dos grandes destaques da 10ª Bienal de São Paulo, com a obra Quarto Escuro, reproduzida nesta exposição.
Mesmo com uma grande influência da arte braisleira e em especial da arquitetura moderna do Brasil, o trabalho de Toyota não perdeu as referências orientais e suas peças transmitem uma leveza e delicadeza opostas ao que sugere as dimenções e características da matéria prima.
Toyota – O Ritmo do Espaço fica aberta ao público até 02 de setembro no Museu de Arte Brasileira da FAAP, de quarta a segunda-feira, com entrada gratuita, na Rua Alagoas, 903 – Higienópolis – São Paulo.
Comentários
Postar um comentário