Efeitos & Refeitos de Eduardo Garofalo





O pedagogo, matemático e economista Eduardo Garofalo demorou 50 anos para sacar que o barato dele era mesmo a fotografia, arte que descobriu logo aos 10 anos de idade mas que por um motivo ou todos, acabou ficando 40 anos na condição de amador, pesquisador e técnico.
Ou talvez tenha sido esse o tempo necessário para que Garofalo desenvolvesse todo o seu talento e se lançasse assim, como um artista que nasce pronto após uma longa gestação. É o que revela sua intensa produção nos últimos 10 anos, a diversidade de temas e a variedade de técnicas usadas em suas obras.
Uma pequena parte de toda essa produção compõem uma grande exposição de Garofalo que a Galeria Sandra Setti, em Jundiaí, apresenta este mês. Peças retiradas de várias coleções do artista formam um mosaico rico e surpreendente, revelando sua versatilidade e inquietação.
Da coleção "Detalhes de Fetiche", uma grande série de fotos em preto e branco mostra detalhes de uma bela mulher vestida com roupas de couro. Também em P&B estão algumas peças pinçadas da coleção "Na Neblina", que mostra detalhes arquitetônicos mergulhados em uma bruma poética.
Mas não há como não render-se ao colorido e ao tratamento das grandiosas fotos da coleção "Efeitos". Os detalhes são ampliados até tornarem-se independentes das imagens onde estavam inseridos. Depois disso essas imagens são tratadas no computador, utiliando programas convencionais como o Adobe Photoshop, onde elas trocam suas cores originais por uma cartela vibrante, quase lisérgica.
No coquetel de inauguração da exposição, Garofalo e a anfitriã Sandra Setti receberam convidados e amigos para uma noite de arte e bom papo. Entre os presentes estavam: Francisco Oliva e esposa, Sandra Carnio, Fernanda Traldi, Dionisio Sponchiado, Cesar Litaldi, Ana e Josy Violi, Rosangela Rando, Paula Pastre, João Ballas e Sandra Bernardi.
A exposição de Garofalo fica na Galeria Sandra Setti até 21 de novembro e pode ser vista de segunda a sexta-feira das 9 às 18 horas e aos sábados das 9 às 13 horas. O endereço é Rua do Retiro, 480, no Anhangabaú, com acesso (e estacionamento) também pelo Beco Fino - Alameda dos Restaurantes.

Comentários

Postagens mais visitadas