Pelados Com Causa






Calendário de mulher pelada não é novidade. Desde a invenção da fotografia elas enfeitam folhinhas que vão da mais pobre borracharia até galerias de arte. Algumas se tornaram objeto de desejo de colecionadores e chegam a valer pequenas fortunas.
A folhinha da Pirelli, por exemplo, virou uma espécie de "lugar onde todas querem estar". Até Sophia Loren e Gisele Bundchen já posaram para a publicação.
Mas calendário de homem pelado é uma coisa mais recente. A pouco mais de 10 anos os bombeiros de New York aceitaram tirar a roupa e se deixarem fotografar para o Firefighters Calendar of Heroes, com a renda obtida na venda desses calendários revertida para o Fire Safety Education Fund.
A idéia de ficar peladão por uma boa causa agradou aos que posam e aos que compram os calendários. A iniciativa logo foi copiada pelos bombeiros canadenses em prol Fondation des Pompieurs du Québec pour lês Grands Brûleé, uma fundação que cuida de vítimas de queimaduras graves.
Os jogadores da liga de rugby australiana também expuseram a figura em benefício da campanha contra o câncer de mama. Além de posar para as lentes de Pedro Virgill, os bonitões ainda parciparam de desfiles de moda praia.
Da Australia para a França a naked rugby league se transformou em um dos mais bem sucedidos projetos do gênero: O Dieux du Stade, calendário que chega à sua nona edição, promovendo a arrecadação de verbas para uma fundação que cuida da integração de crianças autistas ao esporte.
Além do calendário, há um DVD a cada edição, com o making of das sessões de fotografias. Um sucesso mundial de vendas e uma brilhante estratégia de marketing criada por Max Guazzini, presidente do time de rugby francês, que conseguiu atrair a atenção de mulheres e dos gays para o esporte.
Claro que os meninos só se deixam fotografar por grandes profissionais. Kris Gautier clicou as duas primeiras edições (2001 e 2002), Mathias Vriens em 2003, François Rousseau em 2004, Carter Smith em 2005, Fred Goudon cuidou da edição 2006, Mariano Vivanco na edição 2007, o badalado Steven Klein para o calendário de 2008 e o estrelado Peter Lindbergh fotografou a edição de 2009.
Este ano a revista Criativa deu start em um projeto em defesa do meio ambiente e convocou algumas celebridades para tirarem a roupa em defesa do planeta. Entre elas: Paulo Zulu, Ricardo Pereira e Daniele Suzuki.

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