Zezinho de Arapiraca



José Cícero da Silva, o Mestre Zezinho de Arapiraca, nasceu em 1967 no agreste de Alagoas e, antes de se descobrir artista, trabalhou como servente de pedreiro, cortador de cana, agricultor e na colheita de flores. 
Em 2000 sua vocação para a arte veio à tona e em pouco tempo tornou-se um dos mais respeitados artistas populares do Brasil.


As memórias de infância predominam em suas obras de caráter lúdico. São esculturas de traço rústico e simples, resultado de muita dedicação e da combinação primorosa de cores e inspirações. Outra característica importante: As obras de Mestre Zezinho são feitas apenas com restos de madeira e peças descartadas.




O trabalho do Mestre Zezinho foi descoberto por uma galerista de Maceió que passou a comercializar suas peças. Hoje o trabalho do artista está espalhado em galerias e coleções particulares, no Brasil e em outros países. Seus trabalhos constam em catálogos nacionais de arte popular, revistas Casa Cláudia, Casa Vogue, entre outros. 
Entre outros prêmios, Mestre Zezinho recebeu o de “Melhor Artesão do Ano” (Museu Théo Brandão, Maceió-AL, 2009) e Menção Honrosa no SESC/Alagoas.



Comentários

Postagens mais visitadas